Sobre a Doença de Válvula Cardíaca

A doença de válvula cardíaca interrompe o fluxo de sangue através do coração. Ela pode deixá-lo com falta de ar e muito fraco para as atividades normais.

Definição

A doença de válvula cardíaca pode atrapalhar o fluxo normal de sangue através do coração. Isso pode afetar sua saúde geral e impedir que você desfrute das atividades que gosta.

As válvulas cardíacas podem desenvolver um ou mais destes problemas:

• A abertura da válvula se torna estreita (estenótica) – o que limita a quantidade de sangue bombeado para o resto do corpo.

• A válvula não se fecha completamente (insuficiência valvar ou regurgitação) – o que significa que o sangue pode fluir para trás em vez de somente para frente. O fluxo sanguíneo para trás reduz a capacidade do seu coração bombear o sangue para o resto do seu corpo. Isso também causa o aumento de contrapressão no seu coração e pulmões.

Causas

A doença de válvula cardíaca pode se desenvolver antes do nascimento (congênita), ser adquirida durante sua vida ou ser o resultado de uma infecção. A doença de válvula cardíaca adquirida é o mais comum desses tipos. Às vezes a causa é desconhecida, mas envolve mudanças na estrutura das suas válvulas cardíacas como resultado de depósitos minerais na válvula ou no tecido ao redor. A doença de válvula cardíaca infecciosa causa mudanças em suas válvulas devido a doenças como a febre reumática ou infecções.

Sintomas

Somente o seu médico será capaz de diagnosticar sua doença de válvula cardíaca. Entretanto, alguns sintomas comuns que podem indicar doença de válvula cardíaca incluem:

• Falta de ar ou dificuldade de respirar, especialmente após ter estado ativo ou quando você se deita estirado(a) na cama.

• Sentir-se frequentemente atordoado ou muito fraco para executar suas atividades normais.

• Pressão ou peso no seu peito, especialmente quando você está ativo ou quando sai no ar frio.

• Palpitações cardíacas ou um sentimento que o seu coração está batendo irregularmente, pulando batimentos ou reviranado-se no seu peito.

• Inchaço em seus tornozelos, pés ou barriga.

• Aumento repentino de peso.

Os sintomas podem ir de leves a nenhum e nem sempre indicam a gravidade da doença de válvula cardíaca.

Fatores de Risco

Existem fatores de risco que você pode controlar e fatores de risco que você não pode controlar. A idade avançada e os problemas cardíacos congênitos (presentes no nascimento) são fatores além do seu controle. Os fatores que você pode controlar incluem as infecções e infecções estreptocócicas não tratadas, que podem levar à febre reumática.

Diagnóstico

O seu médico pode detectar um problema de válvula cardíaca e descobrir a natureza da sua lesão conversando com você sobre os seus sintomas e executando alguns testes. Esses testes podem incluir:

• Ouvir o seu coração para sentir a abertura e fechamento das suas válvulas e o movimento do sangue através delas

• Conduzir um ecocardiograma (ultrassom), que usa ondas sonoras para produzir imagens detalhadas das suas válvulas cardíacas movendo-se conforme o seu coração bate

• Pedir uma ressonância magnética (RM), que usa uma campo magnético e ondas de rádio para obter imagens detalhadas de dentro do seu coração

• Tirar uma imagem de raio-x do seu peito para verificar o seu coração, seus vasos principais e os seus pulmões em relação a anormalidades

• Usando um eletrocardiograma (ECG) para medir os pulsos elétricos emitidos pelo seu coração. Um ECG dá ao seu médico importantes informações sobre o ritmo e tamanho do seu coração

Referência
  1. Nkomo VT, Gardin JM, Skelton TN, et al. Burden of valvular diseases: a population-based study. The Lancet Online. 18 de agosto de 2006; Vol 368; pp 1005-1011.