Sobre a Doença de Válvula Cardíaca
A doença de válvula cardíaca interrompe o fluxo de sangue através do coração. Ela pode deixá-lo com falta de ar e muito fraco para as atividades normais.
Definição
A doença de válvula cardíaca pode atrapalhar o fluxo normal de sangue através do coração. Isso pode afetar sua saúde geral e impedir que você desfrute das atividades que gosta.
As válvulas cardíacas podem desenvolver um ou mais destes problemas:
A abertura da válvula se torna estreita (estenótica) – o que limita a quantidade de sangue bombeado para o resto do corpo.
A válvula não se fecha completamente (insuficiência valvar ou regurgitação) – o que significa que o sangue pode fluir para trás em vez de somente para frente. O fluxo sanguíneo para trás reduz a capacidade do seu coração bombear o sangue para o resto do seu corpo. Isso também causa o aumento de contrapressão no seu coração e pulmões.
Causas
A doença de válvula cardíaca pode se desenvolver antes do nascimento (congênita), ser adquirida durante sua vida ou ser o resultado de uma infecção. A doença de válvula cardíaca adquirida é o mais comum desses tipos. Às vezes a causa é desconhecida, mas envolve mudanças na estrutura das suas válvulas cardíacas como resultado de depósitos minerais na válvula ou no tecido ao redor. A doença de válvula cardíaca infecciosa causa mudanças em suas válvulas devido a doenças como a febre reumática ou infecções.
Sintomas
Somente o seu médico será capaz de diagnosticar sua doença de válvula cardíaca. Entretanto, alguns sintomas comuns que podem indicar doença de válvula cardíaca incluem:
Falta de ar ou dificuldade de respirar, especialmente após ter estado ativo ou quando você se deita estirado(a) na cama.
Sentir-se frequentemente atordoado ou muito fraco para executar suas atividades normais.
Pressão ou peso no seu peito, especialmente quando você está ativo ou quando sai no ar frio.
Palpitações cardíacas ou um sentimento que o seu coração está batendo irregularmente, pulando batimentos ou reviranado-se no seu peito.
Inchaço em seus tornozelos, pés ou barriga.
Aumento repentino de peso.
Os sintomas podem ir de leves a nenhum e nem sempre indicam a gravidade da doença de válvula cardíaca.
Fatores de Risco
Existem fatores de risco que você pode controlar e fatores de risco que você não pode controlar. A idade avançada e os problemas cardíacos congênitos (presentes no nascimento) são fatores além do seu controle. Os fatores que você pode controlar incluem as infecções e infecções estreptocócicas não tratadas, que podem levar à febre reumática.
Diagnóstico
O seu médico pode detectar um problema de válvula cardíaca e descobrir a natureza da sua lesão conversando com você sobre os seus sintomas e executando alguns testes. Esses testes podem incluir:
Ouvir o seu coração para sentir a abertura e fechamento das suas válvulas e o movimento do sangue através delas
Conduzir um ecocardiograma (ultrassom), que usa ondas sonoras para produzir imagens detalhadas das suas válvulas cardíacas movendo-se conforme o seu coração bate
Pedir uma ressonância magnética (RM), que usa uma campo magnético e ondas de rádio para obter imagens detalhadas de dentro do seu coração
Tirar uma imagem de raio-x do seu peito para verificar o seu coração, seus vasos principais e os seus pulmões em relação a anormalidades
Usando um eletrocardiograma (ECG) para medir os pulsos elétricos emitidos pelo seu coração. Um ECG dá ao seu médico importantes informações sobre o ritmo e tamanho do seu coração
Referência
Nkomo VT, Gardin JM, Skelton TN, et al. Burden of valvular diseases: a population-based study. The Lancet Online. 18 de agosto de 2006; Vol 368; pp 1005-1011.