Doença isquêmica do coração

A cardiopatia isquêmica (ou doença cardíaca do coração) ocorre quando algumas placas se acumulam dentro dos vasos sanguíneos: as artérias e veias.

Estes vasos transportam o sangue rico em oxigênio e outros nutrientes para o coração. A placa é um tecido endurecido, composto de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias presentes no sangue.

Doença isquêmica do coração

A doença causada pelo acúmulo de placa nas artérias é chamada de aterosclerose e é bastante freqüente em idosos. A placa estreita ou bloqueia os vasos sanguíneos (estenose), portanto o coração não recebe sangue suficiente e deve fazer mais esforço para bombear. Existe uma variante chamada de cardiopatia isquêmica dilatada (ou cardiopatia hipertrófica) caracterizada pelo engrossamento do músculo do coração, especialmente o ventrículo esquerdo. Esta cardiomiopatia pode ser causada por um infarto ou isquemia.

A redução do fluxo de sangue causa dor no peito, enquanto o fluxo completamente bloqueado pode provocar um infarto ou parada cardíaca súbita. É essencial entender as causas da doença coronária e seguir um estilo de vida saudável para evitar complicações.

Causas da doença cardíaca do coração

• Herança: acredita-se que a transmissão genética de pai para filho é uma das principais causas de doença isquêmica do coração.

• Pressão alta: quando o sistema cardiovascular aumenta rapidamente a pressão sanguínea causa o escorrimento de sangue nas paredes das veias e artérias com força, a consequência é a hipertensão.

• Colesterol alto: o colesterol é uma substância cerosa e gordurosa encontrada naturalmente no corpo. O excesso de colesterol no sangue forma depósitos nas paredes das artérias coronárias que se apertam e causam a doença obstrutiva. Uma grave hipercolesterolemia familiar pode causar a doença coronariana isquêmica juvenil.

• Fumo: quando a nicotina presente no tabaco entra na corrente sanguínea provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos. Se o fluxo de sangue diminui, o coração aplica uma forte pressão para bombear. Muitas vezes este esforço constante sobre o coração leva à isquemia. A fumaça de cigarro ou cachimbo e tabaco de mascar podem causar danos ao coração. Os pacientes que sofrem de DPOC são pessoas que fumaram muito, portanto é fácil ter ambas as doenças.

• Diabetes: ocorre quando o corpo não pode regular a quantidade de glicose no sangue. Visto que a glicose não é capturado pelas células, permanece no sangue e provoca o acúmulo de açúcar não utilizado. A diabete acelera a formação de placas arteriais e oclusão dos vasos.

• Obesidade: é um distúrbio metabólico no qual o excesso de gordura se acumula no corpo, aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos e eleva a pressão arterial. A obesidade é uma doença crônica e tem muitas consequências graves.

• Stress: não causa diretamente a CHD, mas acelera a constrição dos vasos sanguíneos. Provoca o aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Quando o estresse é crônico, danifica as artérias coronárias.

• Dieta e exercício físicos: a dieta rica em gordura e com baixo conteúdo de fibra aumenta o risco de placa nas artérias coronárias. Uma dieta saudável com pouco conteúdo de gordura ajuda a combater muitas causas de doença e assegura o fluxo de sangue regular para o coração. Quem não prática atividade física acumula gordura no corpo, a consequência é a obesidade e problemas relacionados a ele. Os exercícios físicos regulares previne a obesidade e diabetes e também reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol. O esporte competitivo é contra-indicado em casos de doença isquêmica do coração porque o aumento da necessidade de sangue arterial pode causar um ataque cardíaco.

• Menopausa. A cardiopatia isquêmica afeta principalmente as mulheres após a menopausa. Antes deste período, as mulheres são protegidas por altos níveis de estrogênio. Como esta doença tornou-se a causa de muitas mortes, é um motivo de grande preocupação. A mudança no estilo de vida ajuda na luta contra a cardiopatia isquêmica.

Os fatores de risco são os esforços físicos, mudanças de temperatura, stress e nutrição. Estes sintomas podem aparecer mesmo em repouso e podem durar até cinco minutos, se excedem este limite de tempo podem causar ataques cardíacos.

Sintomas da cardiopatia coronariana

As artérias se tornam estreitas quando se formam as placas ao interno. Esta condição é chamada de aterosclerose ou arteriosclerose, é uma doença de coração isquêmica crônica. As artérias entupidas podem desenvolver novos vasos sanguíneos para trazer sangue no corpo. Durante um esforço, estes pequenos vasos não transportam a quantidade necessária de sangue. Às vezes a ruptura da placa provoca a formação de coágulos sanguíneos que aumentam o tamanho da oclusão ou impedem totalmente a passagem de sangue. A consequência desta situação é a isquemia, o que significa um fornecimento insuficiente de sangue para o miocárdio.

O miocárdio isquêmico pode não funcionar corretamente. Se a isquemia afeta uma parte substancial do miocárdio, pode causar danos ao tecido. No entanto, pode ser reversível se aumenta o fluxo sanguíneo para o coração. A isquemia também pode causar a morte dos tecidos devido à falta de suprimento sanguíneo. Esta doença é chamada de infarto do miocárdio. Portanto a oclusão coronariana causa a isquemia que pode provocar angina ou um ataque cardíaco.

Sintomas da cardiopatia isquêmica

A pessoa afetada por esta doença apresenta placas nas artérias coronárias que podem causar angina (dor no peito) ou ataque cardíaco.

Os sintomas desta doença podem ser: O ataque cardíaco é caracterizado por uma dor súbita e intensa no peito. Dor torácica grave ou leve que pode se espalhar para os braços (principalmente o braço esquerdo), ombro, coluna, pescoço, mandíbula ou estômago. Pode ocorrer juntamente com falta de ar, batimento cardíaco irregular, sudorese e náusea.

Outros sintomas:

1. Falta de ar; 2. Vertigem; 3. Palidez; 4. Vômitos; 5. Disfunção erétil; 6. Perda de consciência.

Os sintomas não são sentidos sempre antes do ataque cardíaco. O infarto pode ocorrer sem sintomas, neste caso é uma isquemia silenciosa. Os sintomas podem variar nas mulheres e nos homens. No período pós-menopausa algumas mulheres sofrem de disfunção microvascular, um distúrbio no funcionamento das pequenas artérias no coração (grandes artérias em boas condições). Esta disfunção é causada por muitos fatores, incluindo alterações do nível de estrógenos (hormônios femininos), tabagismo e hipertensão. O termo mais exato para este fenômeno é síndrome x cardíaca: as pessoas sofrem de sintomas da doença coronariana devido à disfunção das artérias menores, também se não houver nenhum bloco nas artérias coronárias maiores. Portanto, a causa principal da síndrome X cardíaca é a disfunção microvascular.

Riscos e complicações da doença cardíaca do coração

O coração bombeia o sangue oxigenado dos pulmões para outras partes do corpo. O sangue rico em oxigênio é bombeado através das artérias coronárias. Em caso de doença coronariana, o fornecimento de sangue para o coração é reduzido por causa das placas dentro das paredes da artéria. A aterosclerose pode causar a angina freqüente e o infarto do miocárdio. Esta doença é perigosa e pode mudar radicalmente a vida. A cardiopatia isquêmica pode progredir até causar uma insuficiência cardíaca.

Angiografia coronária

Diagnóstico da cardiopatia isquêmica

A cardiopatia isquêmica pode ser diagnosticada dependendo da natureza dos principais sintomas. Pode ser realizado um eletrocardiograma (ECG) para controlar a angina estável e a síndrome coronariana aguda. Pode ser necessário efetuar a radiografia do tórax e exames de sangue.

A angina é diagnosticada clinicamente por causa de desconforto no peito sob estresse que melhora com o repouso. Para confirmar a angina são observadas as alterações isquêmicas reversíveis no ECG durante um ataque ou administrando pequenas doses de nitroglicerina por vias sublingual que alivia a dor dentro de 3 minutos.

A severidade da isquemia, a presença e a extensão da doença são determinadas por vários exames. Os exames de diagnósticos incluem: 1. O eletrocardiograma (mede a atividade elétrica do coração), 2. Teste de estresse cardíaco, 3. A cintilografia miocárdica, 4. O ecocardiograma (mede as ondas sonoras), 5. Exames de sangue (para medir a gordura total, colesterol e as lipoproteínas), 6. A radiografia de tórax, 7. A angiografia coronária (cateterismo cardíaco).

Tratamento para doença cardíaca do coração

Entre as opções de tratamento estão:

• Cirurgia de pontagem coronária;

• Cirurgia minimamente invasiva;

• Revascularização do miocárdio por angioplastia coronária trans luminal percutânea (PTCA);

• Medicamentos de prescrição por via oral;

• Alteração dos hábitos alimentares;

• Exercícios físicos de reabilitação cardíaca pós-operatória.

Prevenção da doença cardíaca do coração

Para lidar com a doença e para evitar um ataque cardíaco, é importante que as pessoas com mais de 40 anos se submetam a verificações de rotina trimestrais para detectar:

• Diabetes;

• História familiar da doença;

• Hipertensão arterial;

• Níveis elevados de colesterol;

• Baixos níveis de colesterol;

• Aumento dos níveis de proteína C reativa;

• Obesidade.

O diagnóstico da cardiopatia isquêmica é sempre clínico e pode ser feito com:

• Angiorressonância magnética;

• Angio-CT;

• Arteriografia cardíaca;

• Ecocardiograma;

• Eletrocardiograma ou ECG;

• Tomografia computadorizada por feixe de elétrons ou EBCT;

• Teste de estresse cardíaco;

• Cintilografia.

Qual é a expectativa de vida?

O prognóstico depende do número de vasos coronários afetados, localização e gravidade da estenose. Um cardiopatia isquêmica de três vasos é bastante grave, portanto muitas vezes você tem que intervir cirurgicamente. Não podemos estimar a expectativa de vida para a cardiopatia isquêmica.